INTRODUÇÃO
A Casa do Povo de Ponta Delgada pelas várias iniciativas que tem em decurso e por aquelas que tem vindo a desenvolver ao longo do ano, depara-se cada vez com mais exigências perante a população. Por este motivo tem novas iniciativas projectadas, que pretende dar início no próximo ano e por outro lado continuar com alguns dos objectivos propostos no ano anterior.
Neste sentido, esta instituição tem como principal objectivo dar apoio às pessoas da freguesia, tanto num contexto recreativo e lúdico como num contexto formativo e cultural. Assim, pretende continuar com o desenvolvimento de actividades onde prevaleçam os convívios entre a população na sua generalidade, e por sua vez, intervir na sua dinâmica cultural e social, tendo como destaque as festas tradicionais da freguesia e algumas do município, nomeadamente: o Natal, o Carnaval, a Páscoa, o arraial do Senhor Bom Jesus, a festa da rainha “Santa Isabel”, “Até ao Lavar dos Cestos é Vindima” e as “Festas do Concelho de São Vicente”.
Destes eventos, dois consagram maior focagem por parte da instituição: a festa da rainha “Santa Isabel” e “Até ao Lavar dos Cestos é Vindima”.
A festa da rainha “Santa Isabel” no dia 4 de Julho movimenta um considerável número de pessoas que se envolvem em diversas actividades, das quais se destacam:
v Panelo tradicional;
v Altar criado a rainha Santa Isabel;
v Quadras em honra de Santa Isabel;
v Animação nos sítios da freguesia inscritos no concurso.
E em Outubro “Até ao Lavar dos Cestos é Vindima”, uma iniciativa que foi retomada no ano transacto e que teve uma boa participação da comunidade local. Este evento tem como objectivo primordial, junto à população recordar e mostrar aos mais jovens alguns dos utensílios e a azáfama que as vindimas outrora acarretavam, bem como participar na tradicional refeição das vindimas. Por outro lado, destaca-se ainda que neste projecto se fará a prova de molhos caseiros feitos com ervas aromáticas e que outrora eram o “conduto”, uso e costume deste meio rural e que constituía uma iguaria da culinária, já não conhecida pela população jovem do “fast food” e que hoje é aconselhada pelos médicos e nutricionistas, numa altura em que é defendida a necessidade de mudanças nos hábitos alimentares. Todo este projecto se concretizará sob a forma de mostras: dos molhos, da cozedura das “semilhas” à lenha no próprio local e da prova do gaiado, do bacalhau ou do atum com os respectivos molhos.
A execução destes dois eventos têm também como base recuperar a gastronomia tradicional e divulgar hábitos e costumes da freguesia/concelho de boa qualidade. Pretende-se ter grande impacto na sua dinamização, fomentando uma política descentralizadora e por conseguinte a realização de actividades promocionais do concelho, tendo em vista o seu desenvolvimento integrado. Revelam-se assim, sabedorias antigas, usos, costumes e sobretudo, a imaginação que, as mais das vezes, nos fazem sentir o pulsar de uma vida, de uma família, de uma freguesia que tentou acompanhar as dificuldades da época.
A Casa do Povo pretende ainda participar em alguns dos eventos de carácter cultural que se realizam na RAM, como:
v Feiras;
v Festas do Município de São Vicente;
v Actividades desportivas;
v Festas religiosas;
v Encontros recreativos.
É ainda prioridade da nossa instituição, dar cursos relacionados com:
v Formação Musical;
v Curso de Culinária;
v Arte Floral de Natal;
v Curso de Teatro;
v Licores Concentrados;
v Entradas e Petiscos;
v Bordado Madeira;
v Informática;
v Modelagem (corte e costura);
v Arte Floral.
Pretendemos ainda algumas formações no âmbito:
v Artesanal;
v Artístico;
v Educacional.
Para a sua concretização realizar-se-ão ainda conferências, palestras, colóquios e reuniões.
|